Começa a ser convincente o slogan que diz que “A Terceira Idade é a Melhor Idade”. Os seniores têm e vão ter, cada vez mais, um papel relevante na sociedade. Esta imagem está a ser difundida à escala mundial, com realce para a Europa e a América do Norte, e quer os governos como as instituições religiosas dão a sua aprovação.
Até no capítulo económico, os seniores estão ser uma alavanca importante para o desenvolvimento. Investem com solidez, viajam com muito mais frequência, geram melhor as suas finanças e são correctos nas opções e decisões que tomam.
É neste quadro social que as Universidades/Academias Seniores estão a ser empreendedoras bem sucedidas. Em Portimão e Lagos, na Região do Algarve, fomos encontrar está cabal realidade. Os Seniores estão na ordem do dia e é inevitável a influência que têm na sociedade aos mais diversos níveis, incluindo o político e governamental. O Sénior há muito que deixou o banco do jardim, de ficar a olhar para o horizonte sem fim, sem ter interferência na vida das nações. Como dizia o poeta “há ainda muito amor para dar e muito mundo para conquistar”.