Segunda-feira,18 de Maio, assinal-se o Dia Internacional dos Museus 2009, sob o tema: Museus e Turismo. Neste dia, há livre acesso ao Palácio de São Lourenço, nos horários abaixo indicados.
- O Conselho Internacional dos Museus (ICOM) e a Federação Internacional de Amigos dos Museus (WFFM) dedicaram o Dia Internacional dos Museus 2009 ao tema "Museus e Turismo". Por volta de 18 de Maio, milhares de museus em todos os continentes celebrarão o turismo ético, responsável e sustentável, mostrando como o património pode criar entre os turistas e as comunidades locais relações novas e mutuamente benéficas.
Embora aberta ao público, esta Fortaleza-Palácio de São Lourenço não é um museu, mas sim, de acordo com a Lei-Quadro dos Museus Portugueses, uma instituição situada no âmbito das designadas "colecções visitáveis", instituições com componente museológica que, por motivos diversos, funcionam de uma forma especial - neste caso, pelas condicionantes inerentes ao facto de o Palácio ser residência oficial.
Não obstante, partilhamos com os museus o empenho na conservação, estudo e divulgação dos bens móveis à sua guarda, bem como na promoção do acesso dos visitantes, de forma cada vez mais alargada e qualificada. Assim, no espírito do dia, acolhemos os nossos visitantes com a colaboração de um grupo de voluntárias (alunas do 3.º ciclo do Ensino Básico), sob o lema do intercâmbio que este Dia dos Museus pretende favorecer: "Pelos visitantes, turistas e residentes com os responsáveis e os voluntários".
15H00 às 16H00
- Visita ao Palácio e convívio nos jardins/actividades
18H00 - Salão Nobre
- Recital de Flauta Transversal
- Entrada Livre: máximo 70 pessoas.