Quinta-feira, 03 de Setembro de 2009

Entre a Academia Sénior de Santa Maria Maior (Funchal) e a Universidade Sénior de Lagos Santa Maria (Algarve) vai ser estabelecida a primeira geminação entre instituições seniores portuguesas. O acto terá lugar a 23 de Setembro e será ratificado pelos presidentes dos referidos organismos, respectivamente, Eng. Alberto Casimiro e o Dr. José António Martins. Na cerimónia, a decorrer no anfiteatro do Centro Cívico de Santa Maria Maior, vão estar presentes professores e alunos seniores da Academia madeirense, bem como outros cidadãos.

Trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal e tem a particularidade de sustentar raízes à história secular dos descobrimentos portugueses. De Lagos Santa Maria saíram as primeiras caravelas do Infante D. Henrique rumo às descobertas e em Santa Maria Maior se ergueu o primeiro núcleo populacional na ilha da Madeira e o primeiro fora de Portugal continental. Há ainda outras referências coincidentes, inclusive nos brasões das cidades de Lagos Santa Maria e do Funchal (cidade que nasceu em Santa Maria Maior) que não vamos encontrar em mais nenhum outro padrão histórico português.

Com a geminação entre a Academia Sénior de Santa Maria Maior e a Universidade Sénior de Lagos abrem-se ligações propícias ao intercâmbio ensino-cultural sénior. 

   

Alberto Casimiro releva o intercâmbio cultural como mais-valia para os séniores  

publicado por j.gouveia às 11:00