Quarta-feira, 02 de Setembro de 2009

Precisamente: 22 de Setembro é dedicado ao Dia Internacional Sem Carro. Uma iniciativa que começou na Europa, nos finais do século XX, e que foi sendo seguida por vários países do mundo. Hoje o “Dia Sem Carro” está gradualmente a ser universalizado.

Neste mesmo dia (22 de Setembro de 2008) foi fundada a Academia Sénior de Santa Maria Maior (Funchal) destinada aos seniores com mais de 55 anos com sensibilidade para o ensino ao longo da vida. Se o “Dia Sem Carro” é não deixar de fazer os percursos habituais mas por outros meios, inclusive caminhando a pé, podiam os alunos da Academia dar um bom exemplo à sociedade tomando a iniciativa, no dia 22 de Setembro, de irem a é para as aulas.

O “Dia Sem Carro” em Portugal foi celebrado, pela primeira vez, a 22 de Setembro de 2000, com a adesão de vários municípios. Os munícipes deixam os carros em casa e deslocaram-se pelos transportes públicos e bicicletas, nomeadamente. O município do Funchal, até hoje, não aderiu à iniciativa que ganha cada vez mais adeptos (da ordem de dezenas de milhões de cidadãos) em todo o mundo. Com ou sem carro, o certo é que a Academia Sénior de Santa Maria Maior mantém a sua dinâmica programação curricular anual e o seu ritmo de aulas em plena actividade.

Caminhadas e ginástica são as melhores doses para a boa saúde dos seniores

publicado por j.gouveia às 00:01