Sexta-feira, 29 de Julho de 2011

A Academia Sénior de Santa Maria Maior, fundada em Setembro de 2008 e gerida pela presidência da Junta de Freguesia, tomou a iniciativa de promover, em 2012, o I Congresso das Academias/Universidades Seniores da Região Autónoma da Madeira, para o qual estão convidadas as instituições já existentes ou que venham a constituir-se até final de 2011.

O evento irá evoluir durante três dias, com início a 21 de Março (começo da Primavera), e integra um conjunto de iniciativas no âmbito sócio-educativo-cultural em consonância com o conhecimento e o estudo que os alunos que frequentam as universidades/academias seniores possuem e desenvolvem. Cada Universidade/Academia Sénior é convidada a apresentar um “trabalho” que ficará em exposição durante o congresso e, se tal vier a justificar-se, por mais algum tempo, nos centros de exposições nas grandes superfícies, aeroportos da Madeira e do Porto Santo, inclusive em salas com exposições em permanência.

O I Congresso das Universidades/Academias Seniores surge como uma janela de oportunidade para debater e aprofundar programas e áreas de estudo mais sensíveis aos alunos que cada vez mais procuram ocupar os tempos livres com actividades centradas no bem-estar físico e intelectual. 2012, foi escolhido como o Ano Europeu do Envelhecimento Activo com valorização, entre outras áreas, para a “memória”, “inteligência”, “capacidade de estudo” e na “aprendizagem” que a idade sénior possa revelar tomando por princípio que “nunca é tarde para aprender”.

Na Região Autónoma da Madeira existem presentemente quatro instituições nesta área: Universidade Sénior do Funchal, Academia Sénior de Santa Maria Maior, Universidade Sénior de Machico e Academia Sénior do Caniço, para um total da ordem de três centenas de alunos seniores (com mais de 55 anos de idade) e cerca de cinquenta professores em regime de voluntariado.

O programa do I Congresso das Academias/Universidades Seniores prevê a realização de colóquios, exposições de pintura, desenho artístico, artes decorativas, fotografia e artesanato, performance musical e cântico coral, cuja sessão de encerramento do congresso inclui um almoço entre professores, alunos e responsáveis pelas instituições participantes.

Entretanto, encontram-se abertas as inscrições para 2011/2012, na Academia Sénior de Santa Maria Maior, com a tradicional cerimónia de abertura do ano lectivo, no anfiteatro do Centro Cívico, agendada para a terceira semana de Setembro.

publicado por j.gouveia às 22:04


Madeira

Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
30

31


Academia na Imprensa






Galeria Academia Sénior


RUTIS - Algarve 2009
Contador de Visitas
Contador de visitas
Contactar Blog:

Nome
E-Mail
Assunto
Msg

Utilizadores Online
online